quinta-feira, março 10, 2011

E NUMA CERTA COMUNIDADE DE PAPELÃO...



MÃE DEIXA CRIANÇAS EM CASA PARA: CATAR LATINHAS NO CARNAVAL DO RECIFE.

Foto: notíciasr7.com
Nosso literalmente velho e mais pra ruim do que pra bom, Código Penal Brasileiro, numa leitura rápida, aclamaria o abandono de incapaz...

Segundo as primeiras notícias, Dona Sandra teria ido trabalhar em um dos polos do Carnaval do Recife, catando latinhas. Mas não importa se a sua justificativa era plausível, ela foi autuada e encaminhada para a Colônia Penal Feminina do Recife, com o agravante do resultado morte, até então de duas de suas três estrelinhas. Mais tarde se soube que a terceira também seguiu pelo céu...

Qual a parte do “saiu para trabalhar” que não ficou claro? Pois bem, como ela não é assídua leitora do Içami Tiba, ela não “ouviu” a sua sugestão em dividir as tarefas domésticas com o marido, com a empregada ou com a babá. Se o tivesse feito, a Dona Sandra teria saído com mais tranqüilidade, afinal de contas, os seus três filhos estariam salvaguardados.

Como mulher moderna que é a Dona Sandra acumula dois deveres: cuidar da casa e dos filhos. Essa tripla jornada de trabalho a deixa exausta e ela ainda sente que a culpa é dela quando algo desanda, por exemplo: se Miguel, o caçula, vai mal na escola; se o João ainda não está  fluente no inglês ou quando Sara, a primogênita, reluta em cair na piscina para praticar natação. Sem falar na casa bagunçada, com Barbies, carrinhos de controle remoto e pilhas de ursinhos de pelúcia espalhados pelo porcelanato da residência. 

Dona Sandra sabe que sair de casa para trabalhar e passar o dia (e/ou a noite!) longe dos filhos não é tarefa fácil, mas se faz necessário explicar às crianças sobre a importância de estar bem realizada profissionalmente e em todos os âmbitos da sua vida. A realização dela será consequentemente a dos seus filhos também. Isso vai fazer toooooooda a diferença no crescimento da nova geração. Mãe feliz é filho feliz ora essa!


Dona Sandra bem que tentou levá-los para o local de trabalho, mas parece que o padrasto lembrou que os pimpolhos iriam “aperrear” demais.


Trabalhar dá uma visão de futuro. Miguel, Sara e João teriam que encarar tanta ausência de outra forma. Tem que se impulsionar as crianças a antever o futuro como algo produtivo, onde se ganha liberdade, autonomia, meios de conquistar seus sonhos e desejos, de se tornar útil à sociedade, produzindo e se utilizando de suas habilidades para mudar o mundo, construir uma vida mais digna etc etc.

P.S.: As fotos são simbólicas. Representam outro Miguel, outro João, outra Sara... Outras crianças do mundo real!

P.S.:Outros MOTIVOS de abandono de incapaz:


Uma menina de três anos morre carbonizada: sua mãe havia saído para comprar cigarros.”

“Mãe sai para curtir o carnaval e: abandona quatro filhos menores.”

Mãe deixa quatro filhos trancados em casa para: ir a baile de carnaval.”



Um comentário:

  1. Parabéns Gê ....pela escolha [coragem] do tema e por esta forma tão peculiar de escrever.

    ResponderExcluir